No mês passado, a humanidade presenciou uma série de fenômenos meteorológicos, de grave impacto para sociedade mundial. Furacões, tornados, ciclones extratropicais, terremotos e enchentes, devastaram cidades e regiões em torno do planeta.
Tais acontecimentos nos fazem questionar se há algo de errado com a natureza, no entanto podemos garantir que com ela nada há, mas sim conosco, seres humanos. Fenômenos meteorológicos sempre ocorreram e sempre irão ocorrer, o grande problema é a intensidade com que eles vêm se manifestando.Desde a revolução industrial iniciada na Inglaterra após a grande revolução da burguesia em meados do século XVII, o homem foi vetor de grandes adventos nos quais idealizam o desenvolvimento das sociedades de forma artificial, ou mecânica, com maquinas, fabricas e grandes indústrias. Contudo a tecnologia desregrada somada a explosão do crescimento populacional, provocam impactos graves no meio ambiente. Existe uma lei da física que exemplifica bem o que se passa, “Toda ação possui uma reação”, com este principio podemos entender que o planeta apenas esta se ajustando as atividades humanas. Enquanto o homem continuar emitindo gases agravantes ao efeito estufa como o CO2, produzindo lixo sem a preocupação de reciclar ou controlar a quantidade, utilizando combustíveis não renováveis, entre outras atividades impactantes ao meio ambiente, a natureza continuará respondendo e se ajustando a estas péssimas atitudes.Devemos pensar em cada palavra que falamos em cada passo que damos e em cada gesto que realizamos, pois tudo esta intrínseco, tudo é uma coisa só. Se agirmos com responsabilidade, entendendo como agem as leis que regem o universo, poderemos manter o planeta saudável por muito tempo, e isto acontecendo não sofreremos tais respostas da justa e perfeita natureza, apenas colheremos os frutos do desenvolvimento sustentável.

3 comentários:

Olá, Mércia:
Esta postagem, comentando as consequências das ações humanas para as mudanças que estão ocorrendo no planeta Terra - principalmente as relacionadas ao clima - está muito boa.
Mas acho que você também pode abordar aquelas alterações que sempre ocorreram, desde há milhões e milhões de anos atrás, que não ocorreram em função das atividades humanas: a separação dos continentes, as eras glaciais etc.
Você está caminhando muito bem na pesquisa! Continue assim...
Prof. Raul

 

Olá Mercia gostei muito do seu blog, e principalmente desa postagem.Eu acho muito interessante como vem acontecendo muitas coisas no planeta eu fico com um pouco de medo,pensando seu o planeta ainda vai durar bastante.

Parabéns!

Josiane Marques Oliveira.

 

Oiee Mercia!
Seu blog está fofinho *-*
Prabens ...
8^)~
Beijoos, Camila Penha Tavares

Visita e deixa comentáriios no meu blog:
---------------------------------
http://camilapenha.blogspot.com
---------------------------------